Nome Científico: Colomesus asellus
Outros Nomes: Amazon Puffer Fish
Família: Tetraodontidae
Origem: Bacia Amazônica (Rio Amazonas e Afluentes, do Peru à Ilha de Marajó)
Características:
Espécie famosa pela sua capacidade de se inflar e pelas lendas acerca de sua carne supostamente venenosa. Possuem os olhos nas laterais da cabeça e não possuem escamas, mas sim uma espécie de “couro” que ao toque lembra borracha. Sua coloração é predominantemente verde brilhante, com listras negras irregulares e o ventre branco. Curiosamente, o Baiacu Amazônico é um dos poucos peixes capazes de piscar ou mesmo fechar completamente os olhos.
Comportamento / Sociabilidade:
São peixes bastante ativos, nadam incessantemente durante o dia inteiro. Não demonstram agressividade uns com os outros e embora não nadem em cardume, se tornam mais calmos em maior número. A espécie não tem tolerância para peixes muito maiores e não se sente confortável na presença dos mesmos, nadando contra o vidro na direção oposta. Esse comportamento é comum na espécie e geralmente está associado a algum tipo de stress, como peixes maiores, condições ruins da água, etc. Baiacus não gostam de água parada e preferem correntes razoáveis, nadando contra elas com grande empenho. Passam boa parte do dia brincando na corrente da saída do filtro.
Posição no Aquário: Todo o Aquário
pH: 6.5 a 7.0
Temperatura: 25 a 28 ºC
Tamanho Adulto: 5 cm
Alimentação:
Carnívoro. Espécie de difícil adaptação à ração (Preferência por granulada). Aceita bem caramujos e camarão fresco (descongelado), além de minhocas, tenébrios e qualquer coisa que se mexa sobre a água. São bem curiosos e costumam morder tudo que parece interessante, inclusive outros peixes.
- Peixes
- Acessórios
- Alimentos
- Aquários
- Enfeites
- Farmácia
- Filtros e bombas
- Invertebrados
- Plantas naturais
- Substrato
Estamos no Whatsapp
Oi: (79)98811-1477
Ou ligue
Vivo: (75)99811-8444
Oi: (79)98811-1477
Ou ligue
Vivo: (75)99811-8444