Ramirezi Ouro
×
Ramirezi Ouro
Ramirezi Ouro
R$ 3,50
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
Nome Científico:
Microgeophagus ramirezi

Origem: América do Sul (Venezuela)
Comprimento máximo: 7 cm
Comportamento: pacífico e tímido

O Ramirezi é uma espécie endêmica da bacia do Rio Orinoco, na Venezuela e Colombia. É um peixe muito popular em aquários. Quando adultos, podem atingir 6 ou 7 cm.

Sua expectativa de vida é em torno de 2 a 3 anos.

O padrão da espécie selvagem apresenta uma cor amarelo-esverdeada, com listras verticais, é marcado por pontos azuis brilhante por quase todo o corpo.

É uma espécie tímida, portanto se adapta melhor a aquário habitados por outras espécies pacíficas.

Gostam de águas com temperaturas entre 24º C e 28 º C e pH 6,8.

Ph
6,8 a 7,0

Temperatura
24 a 28 ºC

Alimentação
Ração extrusada: Alcon Neon
Rações floculadas: Alcon Guppy, Alcon Basic, Alcon Colours, Alcon Spirulina, Alcon Shrimp
Rações que previnem doenças: Alcon Guard Allium, Alcon Guard Thymus e Alcon Guard Herbal

Reprodução
Quando atinge a maturidade sexual, formam casais e a fêmea deposita seus ovos (em torno de 150 a 300) sobre as pedras ou em depressões existentes no fundo.

Machos e fêmeas defendem seu território e filhotes de predadores. Os ovos eclodem em 40 horas a uma temperatura de 29º C. Caso sofram algum tipo de estresse durante a reprodução, podem comer os filhotes.

Manutenção
Aquário: médio a grande e bem plantado.

Para maiores informações sobre montagem e manutenção de aquários, leia o guia SEU NOVO AQUÁRIO.

O aquário deve ser montado com equipamentos de filtragem (filtro mecânico e biológico), termostato para controlar a temperatura e a iluminação adequada.

É necessário que haja um intervalo de pelo menos 20 dias entre a montagem e o início do povoamento (colocar os peixes no aquário), para que a população de bactérias nitrificantes possa se estabilizar. Estas irão degradar a matéria orgânica (fezes, sobras de alimentos, entre outros) em amônia, nitrito, e por fim, nitrato, um nutriente para as plantas. Durante este período monitore constantemente todos os parâmetros de qualidade da água (pH, temperatura, amônia e nitrito) através dos testes: Labcon Test pH Tropical, Labcon Test Amônia Tóxica Água Doce e Labcon Test Nitrito. Quando necessário realize as correções do pH com Labcon Acid ou Labcon Alcali, conforme a exigências dos peixes que serão introduzidos no aquário. Os compostos nitrogenados, amônia e nitrito, devem ser mantidos sempre em níveis baixos ou zerados. Após o povoamento, o monitorando da qualidade da água, deve ser feito semanalmente.

As trocas parciais de água devem ocorrer sempre que tiver presença de amônia e nitrito na água, bem como alterações no pH. Troque no máximo 25% do volume total do aquário, aplicando sempre Labcon Protect Plus na água que será introduzida. Este produto além de neutralizar compostos nocivos como cloro e metais pesados, diminui e estresse dos peixes durante o manejo, e forma uma película sobre o corpo dos animais, preservando seu muco natural e evitando o desenvolvimento de bactérias e fungos.

A densidade populacional deve respeitar sempre a regra de 1 cm de peixe para cada 2 L de água. Como base nestes preceitos a quantidade de peixes que o seu aquário suporta pode ser facilmente calculada.

Outro cuidado importante é com relação à quantidade de alimento fornecida aos peixes. Para evitar sobras, que são muito prejudiciais à qualidade da água, deve-se seguir a regra de alimentar os peixes 2 ou 3 vezes ao dia, em quantidade suficiente para ser totalmente consumida em no máximo 5 minutos.

Os medicamentos só devem ser utilizados em caso de doenças, não é aconselhável o uso de medicamentos de forma preventiva. a melhor forma de prevenção é manutenção dos parâmetros de qualidade da água (pH, temperatura, amônia e nitrito) estáveis, e nos níveis idéias para as espécies cultivadas. Variações bruscas em qualquer destes parâmetros, bem como, valores inadequados as espécies cultivadas, estressam os peixes, alteram o seu metabolismo e diminuem a sua resistência imunológica, podendo levá-los a morte. Falta de oxigênio, bem como o excesso de amônia e nitrito, matam os peixes por asfixia.

Outra forma de prevenir a introdução de patógenos no aquário é utilizando Labcon Clean, no saco de transporte dos peixes e na lavagem dos objetos e plantas que serão introduzidos no aquário, e alimentar os peixes com os alimentos Alcon Guard. A linha Alcon Guard foi baseada em alimentos funcionais que estimulam o sistema imunológico dos peixes e auxiliam na prevenção e combate de bactérias, fungos e parasitas.