Peixe Mexirica
×
Peixe Mexirica
Peixe Mexirica
R$ 10,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
Classificação
Classe: Actinopterygii • Ordem: Perciformes • Família: Cichlidae
Nome binomial: Etroplus maculatus (Bloch, 1795)

Sinônimos: Glyphisodon kakaitsel, Chaetodon maculatus

Grupo Aquário: Ciclídeos anões, Peixes Água Salobra

Nomes comuns
Peixe Mexerica, Ciclídeo Mexerica

Inglês: Orange chromide, Pearl-spot, Orange chromid, Red chromide, Spotted etroplus

Distribuição & habitat
Ásia. Índia e Sri Lanka.
Países: Índia e Sri Lanka.

Habitat: espécie eurialino, ocorre em pequenos riachos e lagoas costeiras em meio a raízes e vegetação aquática. Encontrado principalmente em água salobra e ocasionalmente em água doce.

Ambiente & parâmetros da água
Bentopelágico, anfídromo; água doce, água salobra • pH: 7.2 – 9.0 • Dureza: 0 – 0 • Clima: tropical; 20°C – 28°C • Salinidade: 1000 – 1015

Tamanho adulto
8 cm (comum 6 cm) • Estimativa de vida: 3 a 5 anos

Manutenção em aquário
Aquário com dimensões mínimas de 60 cm X 30 cm X 30 cm (54 litros) requerido. A decoração do aquário é um tanto indiferente, mas poderá simular seu ambiente inserindo substrato arenoso, poucas rochas e raízes. Esta espécie deve ser mantida em água alcalina ou salobra, é intolerante em condições de água ácida.
Espécie bastante pacífica que pode ser mantida em aquário comunitário, mesmo com peixes de pequeno porte. Embora formem casais, aprecia a presença de outros indivíduos da mesma espécie desde que o aquário seja grande o suficiente para mantê-los.

Apresenta comportamento bastante curioso e desinibido quando bem adaptado no aquário, passando a maior parte do tempo “pastando” no substrato a procura de alimentos. Evite criá-los com peixes de porte muito maior ou de comportamento agressivo.

Alimentação
Onívoro, em seu ambiente natural alimenta-se de larvas e ovos de peixes, pequenos invertebrados aquáticos, plantas e secundariamente algas. Em cativeiro aceitará alimentos secos e vivos sem dificuldades, devendo ser fornecido alimentos vivos e matéria vegetal regularmente se possível.

Reprodução e dimorfismo sexual
Ovíparo. Maturidade sexual ocorre próximo de seis meses. A reprodução é similar a outros ciclídeos, o casal irá construir um ninho no substrato onde a fêmea irá fazer a postura dos ovos sendo fertilizado prontamente pelo macho. Eclodem em até 2 dias e estarão nadando livremente em até 3 dias sob a supervisão dos pais. Pais cuidam da progênie por até um mês.

Dimorfismo sexual
Não existem diferenças notórias em seu dimorfismo externo. Eventualmente existem descrições que atribuem aos machos uma cor mais forte assim como um tamanho ligeiramente superior.